quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Filosofia para crianças? Sim, é possível!

ATENÇÃO: ARTIGO NÃO RECOMENDADO PARA QUEM NÃO GOSTA DE PENSAR, MAS GOSTA QUE OUTROS PENSEM NO SEU LUGAR!
"Lasciate ogni speranza voi che entrate... (Abandonai toda a esperança, vós que entrais): inscrição na porta do Inferno, canto III, v. 1-9 - Dante, Divina Comédia, ano de 1307.
Porque a Filosofia ensina a pensar, desde criança!!!

Quem melhor do que as crianças para, naturalmente, olhar o mundo como se fosse a primeira vez, se surpreendendo e se atrevendo a perguntar por que as coisas são do jeito que são?
Estudiosos de uma metodologia criada pelo filósofo Matthew Lipman, em 1960, acreditam que mais do que ensinar a história da filosofia e suas teorias, o importante, com as crianças, é estimular o pensamento.
 O livro de Marcia Tiburi e Fernando Chuí possibilita que os pequenos, desde já, entrem em contato com o pensamento filosófico.
A filosofia é um jeito de pensar, é como um pensamento que abre seus olhos para o mundo. Quando a criança entende que pensar é motivo de alegria e que pensando você descobre, inventa e se diverte... tudo vira uma brincadeira — a brincadeira do pensar!
FILOSOSIA BRINCANTE foi escrito para que esta brincadeira do pensar seja descoberta. Escrito para crianças, mas que também pode ser lido por adultos que não perderam o gosto por brincar.

fonte: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br/

Um comentário:

  1. Não conhecia o livro... Adorei a sugestão!
    Vocês nos fazem pensar...e até acreditar... a educação tem jeito!
    Bjs,
    Mônica

    ResponderExcluir